sexta-feira, 21 de março de 2008

Onde é que isto vai parar...

Bem, quem tem consciência daquilo que devem ser as coisas e ao mesmo tempo sabe como elas são em Portugal, sabe que este país não tem grande futuro...

Ora bem, futuro... os DZRT são o futuro deste país. Como, infelizmente, já não passa na televisão a Rua Césamo, passam "coisas" absurdas como os Morangos Com Açúcar e depois é o que se vê...


Este vídeo que vos mostro agora, foi escolhido aleatoriamente entre muitos outros que têm como base a mesma situação filmada - uma professora que é desrespeitada e agredida em plena aula por uma aluna no Liceu Carolina Michaelis, no Porto. O vídeo original sem nenhuma alteração e somente legendado foi noticia de abertura no Jornal da Noite da RTP1 em 20 de Março de 2008.


Obviamente e como tem sido dito, este tipo de situações repete-se todos os dias e por todo o país. Não só as vemos noticiadas nos telejornais como conhecemos histórias. E para além disso, temos também 185 agressões a professores denunciadas só no ano lectivo de 2006/2007. Imaginem só aqueles muitos professores que não denunciam porque naturalmente têm medo de represálias.


Nunca é demais lembrar que, hoje em dia, muitos dos pais que se chamados à escola devido ao mau comportamento dos seus filhos, são capazes de bater na professora por esta proibir os seus alunos de utilizarem os telemóveis no decorrer das aulas, etc, etc, etc.




Se existe naquela sala de aula algum miúdo com vontade de aprender, como é que ele o irá fazer? Numa sala que parece um circo onde a professora é rebaixada todos os dias... Depois não querem que os pais com posses coloquem os filhos no privado.

Creio que é escusado estar para aqui a tecer grandes considerações ou retirar grandes conclusões sobre o estado das coisas. Deixo o resto a vosso critério.


Antes de concluir queria só dizer que me parece interessante o facto de parecer que o YouTube veio denunciar uma luz muito intensa que era tapada com uma peneira. Agora só se dá real valor aos escândalos quando existe um delinquente qualquer que resolve estupidamente pavonear-se neste site. E aí toda a gente já vê tudo... Viva a Internet.

PS: Eu já vi alguns sinais deste MAL na Universidade...

3 comentários:

Paços Dias Aguiar Mota disse...

Obviamente, estou chocado com esta arruaça profundamente parola. "Parolo" é uma palavra que utilizo para definir a totalidade das maleitas sociais mais fáceis de serem adquiridas e partilhadas e mais vistas na sociedade. Causa: educação em casa, dada pela família, mentalidade do agregado familiar próximo ou do agregado escolar (também ajuda), talvez a obrigatoriedade de andar na escola até ao 12ºano, a evolução material e o seu impacto na mentalidade dos pais e filhos...Os problemas nos vários quadrantes sociais têm origem, maioritariamente senão totalmente, devido a desiquilíbrios, desajustes, desadequações. O que o vídeo diz, subscrevo, o que o vídeo mostra, abomino. A internet deve servir, entre outras coisas, para todos tomarem consciência da realidade. A nós, cabe-nos tornar o equilíbrio possível. Não pavonearmos com a tristeza que mostramos, como acontece neste vídeo. Duvido que quem colocou este vídeo na internet o tenha feito num sentido lúdico mas, sim, num sentido parolo. Um dos males deste país é a ingerência da parolagem (filosofia que define o sentido de se ser parolo) em muitos aspectos da vida em sociedade. E a causa desta filosofia, qual é? Não vou mais longe mas adoraria comentar estas situações.

Paços Dias Aguiar Mota disse...

Apenas uma nota para dizer que ontem de madrugada pensei em colocar este vídeo neste blog mas não o fiz. Por coincidência, está publicado. E ainda bem, a intenção de quem o fez é bem mais nobre do que da pessoa que colocou no youtube.

Cogumelo Vermelho disse...

A única coisa que posso comentar acerca deste assunto é que isto é o reflexo de um mau sistema educativo, que prejudica tanto alunos como professores, algo que se reflete posteriormente em toda a sociedade.
E acerca deste caso especifico, apenas posso dizer que é deprimente o comportamento dessa criatura, e que se ela despresa assim tanto a educação que lhe estão a tentar dar, então é porque não a merece e que não perca mais tempo na escola e vá trabalhar para uma dessa fábricas de texteis,pelo menos torna-se util para a nossa sociedade.
Simplesmente deprimente,
Obrigadão, Cogumelo Vermelho =(