sexta-feira, 28 de setembro de 2007

"...o mundo pareceu-me uma chama de glória..."





"Estava eu sentado, perto do mar, a ouvir com pouca atenção um amigo meu que falava arrebatadamente de um assunto qualquer, que me era apenas fastidioso. Sem ter consciência disso, pus-me a olhar para uma pequena quantidade de areia que entretanto apanhara com a mão; de súbito vi a beleza requintada de cada um daqueles pequenos grãos; apercebia-me de que cada pequena partícula, em vez de ser desinteressante, era feito de acordo com um padrão geométrico perfeito, com ângulos bem definidos, cada um deles dardejando uma luz intensa; cada um daqueles pequenos cristais tinha o brilho de um arco-íris... Os raios atravessavam-se uns aos outros, constituindo pequenos padrões, duma beleza tal que me deixava sem respiração... Foi então que, subitamente, a minha consciência como que se iluminou por dentro e percebi, duma forma viva, que todo o universo é feito de partículas de material, partículas que por mais desinteressantes ou desprovidas de vida que possam parecer, nunca deixam de estar carregadas daquela beleza intensa e vital. Durante um segundo ou dois, o mundo pareceu-me uma chama de glória. E uma vez extinta essa chama, ficou-me qualquer coisa que nunca mais esqueci que me faz pensar constantemente na beleza que encerra cada um dos mais ínfimos fragmentos de matéria à nossa volta. "
Aldous Huxley
Cogumelo Vermelho =)

5 comentários:

Unknown disse...

sei q n tem nada a ver mas espero q possa ler e m responder!
ola! meu nm eh amanda e sou brasileira! axei seu blog vasculhando a internet! hehe por ter interesse em desportos.
vou passar um tempo ai em Portugal no final desse ano e depois volto para o Brasil, terminar minha faculdade (Educacao Fisica) e logo em seguida me mudo para Porto.
Gostaria de obter algumas informacoes com vc sobre Porto.. se for possivel! nao so da cidade, como tb do campo de trabalho.. com dança e ginastica ritmica. aqui no brasil sou professora.
estou buscando conhecer pessoas q possam m ajudar! desde ja.. obrigada!

amandabatistagrd@yahoo.com.br

Hernâni Lamego disse...

Magnífico texto. Uma descrição simples que, através de uma caracterização adequada, serve uma perfeita visualização do momento proposto.
E sem dúvida de que se trata de uma proposta muito intensa.

Achei particularmente feliz o facto do sujeito ter um momento especial à volta de coisas tão pequenas e banais como elementos da Natureza, e ao mesmo tempo ignorar outra banalidade, o assunto fastidioso presente no discurso do amigo.

É a troca de uma banalidade que nos é imposta por outra que nos está presente de forma constante e muda, e que é normalmente banalizada por nós.

Realmente às vezes procuramos tanto a beleza em algo de maior dimensão e não reparamos que a beleza muitas vezes está nas mais pequenas coisas.

Muito bom Cogumelo Vermelho,

Aguardamos mais momentos destes...

Mary disse...

Sem dúvida uma grande e profunda reflexão.. É de ler textos assim que ando a precisar.. Um exemplo de uma postura perante a vida que hoje poucos conseguem manter. Às vezes precisamos de ler coisas assim para descer à terra.. Eu luto, mas sou obrigada a reconhecer perante esta reflexão, que sou uma alienada numa sociedade e num mundo de alienados.. Obrigada pelo momento..

Hernâni Lamego disse...

Cara Amanda,

Apesar de ter encontrado o nosso blog de forma aleatória na internet, teremos todo o gosto em tê-la como nossa leitora e que assim possa comentar as nossas publicações.

Poderá também divulgar o nosso blogue no seu meio de forma a que este possa evoluir com o feedback dos leitores. Ainda para mais é escrito em língua portuguesa, o que permite também a consulta por parte de leitores brazileiros.

O nosso blogue trata de tudo um pouco - principalmente da actualidade em Portugal mas não só, também de outros temas que se mostram oportunos e que surgem de forma variadissima graças à multidisciplinariedade que compõe o nosso núcleo de autores.

Somos todos estudantes universitários no Porto e residentes no mesmo. A seu tempo serão publicitadas informações relacionadas com a cidade e tudo aquilo que a engloba.

Cat disse...

Gostei muito do texto mas, sobretudo, da possibilidade que o nosso caro cogumelo me proporcionou de conhecer este autor, despertando-me para outras suas obras =) Obrigada