domingo, 9 de setembro de 2007

Um Início de um longo diálogo motivado entre nós...

Caros amigos colaboradores deste blog, caros consultores do mesmo, público em geral, permitam que este vosso companheiro de seu pseudónimo Aguiar Mota vos saúde com todo o agrado e contentamento. Visto que sou o último membro desta equipa a conceder a sua primeira contribuição neste blog, tentarei fazê-lo da melhor maneira procurando diversificar e expandir os meus comentários pelas demais temáticas e áreas sociais, assim como promover a informação, o detalhe, a dúvida, a polémica, a satisfação, a motivação junto do leitor familiarizado ou não familiarizado com esta realidade informática. Pelo menos tentarei, enquanto para tal me achar capaz.
Não me vou expandir por aí além nesta minha participação primária, apenas começo, e acabo, por expôr uma questão, que mais não é do que uma simples e mera interrogação de início de actividade neste espaço informático...
-Haverá motivo para a criação deste blog?
Ora bem...recuemos até ao momento da criação do universo. Quem e como foi criado este singelo, mal tratado e surpreendente universo? Não o sabemos. No entanto, tendo sido deus (e perdoem-me a escrita minúscula na letra inicial) ou tendo sido por intermédio da bota botilde, através de um processo científico ou geológico ou do ramo do Direito (esta última reconheço ser pouco provável), seja como for e por quem for, uma coisa é certa...por algum motivo foi. E como chegamos a essa conclusão? Mesmo sem sabermos responder às questões cruciais acerca da criação do mundo, o que sabemos é que se foi deus, foi ele que o quis. Para mais informações, consultar as bíblias amarelas... (com o devido e total respeito, diga-se) Se se deveu a algum processo reactivo, de mistura de químicos ou concernente ao domínio da física, sem saber se houve mão criminosa...?..., sabemos que a criação do mundo pode ter sido motivada por isso. E esta última suposição feita é, com toda a certeza, motivo de controvérsia por parte de quem se preocupa, e de quem faz tal tema sua função profissional. Tais pessoas, visto que só gostando fazem o seu trabalho, vêm na criação do mundo um motivo de felicidade das suas vidas...Sem continuar mais além, é possível ver a existência de motivos e motivações, já desde que o mundo é mundo e expira vida.
Avançando para a criação do Homem, terá sido fruto do divino; da conjugação da terra com água, da costela do Adão; da junção do símbolo H2O mais o calor do Sol mais o oxigénio advindo das plantas que por sua vez advieram da ligação entre o aquecimento solar e a água desembocando numa temperatura agradável cuja água só seria possível fruto da dimensão maior deste planeta face ao que os raios solares poderam alcançar criando zonas gélidas em junção com zonas tórridas? Mais uma vez, não se sabe ao certo. De qualquer forma, há certezas, no que toca à motivação da vida em prol do ser humano, das suas acções, dos seus pensamentos, dos seus sentimentos, das suas potencialidades, dos seus instintos, da sua natureza animal, e inevitavelmente, por ser em prol de tudo isto, também das suas motivações...Há certezas no que toca à motivação de deus (se realmente existe) em criar um mundo onde os animais governassem, racionais com irracionais, deixando nos seus membros superiores (mãos ou patas, para melhor entendimento) o futuro. Há certezas no que toca ao aparecimento de formas de vida em momentos em que são coligadas matérias naturais como o Sol e o seu calor com a superfície terrestre e com os pólos gélidos (frutos da incisão do Sol mais numas áreas terrestres do que em outras), motivando criação.
Logo, se há tanta motivação junta dentro destes processos de criação, e visto que se deus quer (se existir deus), o Homem sonha e a obra nasce, visto que o Homem é um animal social que usufrui em maior quantidade e disponibilidade da razão, é de todo natural que haja motivos para a criação deste blog. Quanto mais não seja, por ser um acto, informático, mas com mão humana...
Espero não vos ter assustado neste meu primeiro contacto neste espaço aberto, mas, sim, que vos tenha intrigado, com a minha demência...!...a motivarem-se. Afinal, é ou não é sinal de pujança, a motivação? Se também for de desenvolvimento, é um passo dado em direcção à normalidade...E se assim for realmente, prometo que todas as pessoas normais e motivadas darão o seu aplauso.


Um comentário:

Mary disse...

Tantas incertezas sobre a existência e a criação parecem-me suficientes para bons e velhos debates.. São sem dúvida as incertezas mais inquietantes e, por isso, as mais fascinantes.. Certeza, porém, que não haverá consenso. Como estudantes das ciências, mesmo que humanas, sabemos que mais do que a fé são precisas evidências que nem a ciência consegue totalmente controlar. Sempre me questiono o que dá vida ao corpo?? O que é feito dessa vida, a que chamam alma, depois do corpo deixar de trabalhar?? Tenho dúvidas sobre as minhas crenças, mas tenho tantas ou mais sobre as minhas certezas..