domingo, 23 de setembro de 2007

Tinto Place Race

O QUÊ?! OS AVIÕES?! QUEM NÃO ESTEVE LÁ?!!
(Clique nas imagens para maximizar)





Faltaram ao trabalho, deixaram o namoro para mais tarde, faltaram às consultas médicas, deixaram de ir para as urgências manter a conversa em dia, vieram de longe, de comboio e pelos vistos alguns de carroça...

Quais 600.000 pessoas, eu estiv
e lá e, a avaliar pelos apertos e ambulâncias, estiveram lá cerca de 4 milhões de pessoas!!!! ...principalmente de gente.



Nunca antes se tinha visto tanta gente da Foz à Ribeira, da Arrábida ao Cais de Gaia... O cheiro a bolinho de bacalhau, rissol, panadinho no pão, torresmos e vinhaça fazia-se sentir pelas margens do Douro graças a muito boa gente que veio do interior do país, ou melhor, principalmente.



Boa gente, mas muito pouco civilizada. Grande parte das pessoas ignorou os caixotes do lixo existentes em todas as ruas tanto de Gaia como do Porto, servindo-se inclusive do próprio rio para se livrar da porcaria. Afinal de contas no campo deita-se tudo aos porcos, existem lá recipientes para lixo ou reciclagem ou algo relacionado...


À boa maneira portuguesa, as pessoas furavam e furavam por entre a multidão à procura de uma melhor vista, atropelando tudo e todos desrespeitando aqueles que madrugaram à procura de uma visão previlegiada sobre os aviões acrobatas da RedBull Air Race...
Nunca antes o plano urbanístico foi tão criticado e discutido...


"Ai, deviam existir aqui uns banquinhos..."

"Aquela árvore é que nunca devia estar ali, os da câmara já a deviam ter cortado... é que assim não vejo bem..."


Interrogo-me inclusive sobre o Motivo que terá levado tanta gente naquela tarde de Sábado à Ribeira e Cais de Gaia... Eu estive lá e pareceu-me que muitos dos espectadores queriam era pretexto ou para ver outros aviões que ali passavam (alguns inclusive para os sentir bem de perto), ou para ver se metiam a mão a umas carteiras recheadas, outros para ver a ponte D.Luís, o metro do Porto ou/e ainda o Mar!


Quem passeava por entre a multidão podia muito bem escutar questões ou comentários como:

"Como se chama este espectáculo??"

"Quantos pilotos são??"

"Ai é isto??"

"Quem ganhou? O helicóptero?! Ai, para mim deviam ganhar aqueles 5 azuis escuros que andavam juntos..."




Muito sinceramente, se é certo que o evento foi bastante interessante, também não duvido nem um pouco de que quem ficou em casa também ganhou algo.

Fotos gentilmente cedidas por Ricardo Lamego.

3 comentários:

Mary disse...

Não há descrição mais fiel do que a que fizeste.. um dia derradeiro onde mais importante do que ver era ser visto ou, pelo menos, dizer que se esteve lá! Um dia a não esquecer e, talvez, a não querer repetir.. De qualquer maneira, muito interessante..
Ah, eu também sou daquelas que gostei mais dos aviões da força aérea!

Cogumelo Vermelho disse...

Aiiiiiiiiiiiii que ricas memórias, de um espectáculo tão bem organizado...
...para quem teve dinheiro pra pagar o bilhetes para a zona VIP.
Foi bonito, mas pro ano já sei, e espero contar com vocês, é juntar 600 herois pra pagar o bilhetinho, e vai ser comer e beber a patrão, e os aviões que se lixe =)
Foi porreiro e para o ano há mais. Abraços, Cogumelo Vermelho.

Cat disse...

Bem, esta é uma magnífica descrição de quem, ao contrário de mim, ficou num sítio onde era possível ver algo! Não vi grande coisa mas até gostei de andar de um lado para o outro ao solzinho.. E, confirmo, ver o espectáculo na televisão até nem é mau de todo.