quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Os nossos signos!


Eu sei que esta coisa dos signos é sempre muito controversa, tende a gerar discórdia e até chacota entre os que não acreditam.. Eu sei disso tudo, mas mesmo assim, achei interessante postar.. Até por que eu sou daquelas que acredita de vez em quando.. Ou melhor, de um modo geral acredito na influência dos astros, mas não ligo muito a previsões diárias ou semanais. De vez em quando até coincide e não resisto a ler se apanhar uma revista ou jornal, mas é sempre na expectativa de testar a qualidade das previsões..
Seleccionei apenas os nossos signos particularmente porque encontrei neles características que consigo muito pessoais de cada um de nós.. Aqui vai..

LEÃO - O Chefe. Muito organizado. Precisa de ordem na vida. Gosta de limites. Tende a assumir tudo. Mandão. Gosta de ajudar os outros. Social e gosta de sair. Extrovertido. Generoso, amável. Sensível. Energia criativa. Confiantes neles próprios. Bons amantes. Fazer a coisa certa é importante para Leão. Atraente.

CARANGUEJO - O Protector Mal-humorado. Emocional. Pode ser tímido. Muito amoroso e gentil. Bonito . Sócios excelentes para vida. Protector. Inventivo e imaginativo. Cauteloso. Tipo de pessoa Sensível. Necessidade de ser amado pelos outros. Magoa-se facilmente, mas simpático.

CAPRICÓRNIO - O Paciente. Pessoa agressiva e sábio. Prático e rígido. Ambicioso. Tende a estar bonito. Humorístico e engraçado. Pode ser um pouco tímido e reservado. Frequentemente pessimistas. Capricórnio tendem a agir antes de pensar e podem ser às vezes pouco amigáveis. Guarda rancor. Gosta de competição. Obtém o que eles querem.

GÉMEOS - O Tagarela. Inteligente e engenhoso. Parece estar sempre de saída, muito falador. Vivo, enérgico. Adaptável mas com necessidade de se expressar. Argumentativo e franco. Gosta de mudança. Versátil. Ocupado, mas às vezes nervoso e tenso. Fofoqueiros. Pode parecer superficial ou incoerente. Mas só é sujeito a mudança. Bonito fisicamente e mentalmente.

E juro que não fui eu que inventei!! Parece, eu sei, mas isto caiu-me na caixa de correio!

Motivo educativo: Eu cinto sempre...



Há que reflectir.

domingo, 28 de outubro de 2007

Contar em Chinglês!



Fantástico. Mas alguém duvidava de que ele não iria atinar por muito mais tempo?

Vá lá, sejamos condescendentes... Afinal tem a sua lógica.

«One hundred = ten...ten...ten...tententententententen!»

Muito difícil não rir... e por consequência, não levar no rabinho.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Mas o que é isto?! Ai a TV por cá...



Sinceramente nem sei por onde lhe pegar... Eis um programa para reformados e desempregados que parece estar a tentar competir com Howard Stern ou o Cabaret da Coxa... Mas sem condições para tal.

Estamos perante um momento de televisão muito triste e pouco conseguido, tendo em conta que se trata de um programa da SIC que passa ao inicio da tarde. Eis uma cambada de desocupados a fazer pouco de um homem que não tem as faculdades todas...

... é que querem fazer pouco do "Não-Fecha-Bem-A-Mala" e ao mesmo tempo dar-lhe a entender que ser "cromo" até é fixe e que o elogiam levando-o à TV, quando na verdade só querem promover as figuras ridículas do sujeito, e com isso fazer muita, muita chacota.

Imagino algumas pessoas de idade em casa, principalmente senhoras, a verem semelhante situação...

«Ai que rapaz tão simpático. E dança tão bem! Tem mesmo ar de atinadinho. Oh Manel, vê lá tu este rapazinho que AINDA nem pensa em namoradas... Só espero que o nosso netinho seja assim, um verdadeiro cromo que divirta as pessoas e que um dia possa ir à televisão.»

Creio que não é próprio gozar com pessoas menos capazes neste horário e num programa televisivo com semelhante público alvo.

Viva o programa Eclésia da RTP2 :)

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Arte?!


Um “artista” da Costa Rica, de nome Guillermo Habacuc Vargas, expôs numa galeria de arte um cão vadio e faminto.
Ninguém alimentou ou deu água ao pobrezinho, que acabou por morrer na exposição, à vista de todos.
Diz ele que estava a pôr à prova a hipocrisia das pessoas, pois se fosse na rua ninguém repararia no cão!
Enfim, nem vale a pena dizer que, aqui, animal há só um...

Este abominável ser foi seleccionado para representar o seu país na bienal de arte centro-americana de 2008, que se irá realizar nas Honduras. Está disponível online uma petição para que tal não aconteça:


http://www.petitiononline.com/13031953/petition.html

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Tetris japonês

Eh pá, estes gajos andam sempre a inventar! Depois da "Miss Ka-rim-bu" o regresso dos japoneses ao motivo! E não será por acaso.. este povo tem uma criatividade especial, sem dúvida!
São pequenos exemplos como estes que me ajudam a compreender o grande motor de evolução que este povo é! Sempre à frente!

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

O prometedor cançonetista...

Pois é, parece que vivemos dias de revelações aqui no Motivo.

Agora chegou a vez dos fans do piadista Fernando Rocha conhecerem o Berdadeiro enquanto este vivia no anonimato... Eu até engraço com algumas piadas do nosso conterrâneo, mas aqui quem lançava as piadas era o Todo-Muito-Pouco-Poderoso Miguel Ângelo dos Delfins...

Ai se isto fossem imagens do arquivo da RTP... seria mais um tesourinho deprimente.



Bem, uma coisa é certa, ao nível da voz até foi razoável, mas agora o looking... De qualquer modo, fica a boa disposição do Fernando Rocha... e não só.

Gato Fedorento: Tesourinhos Deprimentes

Como profundo admirador d'Os Gato Fedorento, conheço AGORA todos os seus Tesourinhos. Sim, agora, porque faltava-me um, do qual tomei conhecimento enquanto verificava se já tinha visto mesmo todos! Mas não tinha, faltava-me este, talvez aquele que mais me intrigou.

Não querendo vulgarizar ou banalizar a publicação de vídeos no Motivo, achei que, apesar de todos já terem visto entrevistas surreais, coleccionadores exóticos, baixo nível no parlamento, etc, este era realmente de se lhe tirar o chapéu, a boina, o boné, o capacete, a cartola, o morrião, o gorro, o capucho, o chapéu de côco, o solideu, o véu, o capachinho...




Acho incrível este programa televisivo... nós por cá temos gente muito palerma, acho que é o termo ideal. Depois claro, temos actores da velha guarda em programas com figuras de outro nível.

Não sei mais que dizer... Estive quase para aplicar a etiqueta "Ciência" a esta postagem.

PS: Parece que deram 605 Forte ao miúdo!

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

O tempo possui-nos...

O tempo… O tempo possui-nos e não o contrário!

Hoje venho falar-vos do tempo.. E não, não é do estado do tempo!

Imagino que já possam ter reflectido sobre isto muitas vezes (ou não), mas achei interessante discuti-lo aqui.. É que o tempo é uma coisa estranha.. podemos aproveitá-lo melhor ou pior, podemos senti-lo mais ou menos intensamente, pode parecer que passa mais ou menos rápido, pode até parecer que o tempo é relativo e que é uma questão de percepção, mas o que é afinal e objectivamente o tempo?.. Já pensaram como o tempo controla as nossas vidas porque tendemos a quantificá-lo? O tempo ao qual nos referimos quotidianamente é sempre aquele que dá ao Homem a noção de passado, presente e futuro, mas será só isso o tempo? Será só um intervalo entre momentos?

Eu não sei, mas quando reflicto sobre isso penso nele enquanto algo superior.. algo que nos controla, que nos faz andar sem regresso.. Algo que nos é superior porque determina o momento em que nascemos e em que morremos, independentemente da forma como o sentimos ou vivemos.. independentemente da época sócio-cultural e histórica! Daí parecer-me mais do que uma questão percepcional ou relativa..

Acho que é a forma mais acabada de sentirmos o domínio da natureza sobre o Homem.. Razão pela qual palavras como “sempre” ou “nunca” sejam tão pesadas, tão sofridas. Quem dera podermos entrar na máquina do tempo..

No entanto, é a forma como o sinto que me motiva a escrever sobre ele. O tempo faz-me sentir pequena e impotente perante a grandeza do Universo.. o tempo é, para mim, sobretudo saudade.. "saudade", palavra tão ou mais pesada do que sempre ou nunca..

Não há conclusões, eu sei.. Mas espero que seja tema de reflexão..


domingo, 14 de outubro de 2007

ALL HAIL TECHNOVIKING



Caros amigos, venho por este meio comunicar-vos que finalmente encontrei o novo messias, filho do deus Thor e de uma mortal pastilhente, que o deus conheceu numa festa de techno, TECHNOVIKING veio directamente de Asgard, para com o poder da sua dança ancestral agradar aos deuses de Asgard e trazer felicidade para todos os seres humanos, sim ele é a salvação...

...ALL HAIL TECHNOVIKING!!!!!!!

Por isso meus amigos, sempre que estejam numa festa e esta não esteja a correr da melhor maneira, onde as pessoas não saibam dançar nem pra onde se viram, AJOELHEM-SE E REZEM A TECHNOVIKING, roguem-lhe por salvação e ele aparecerá para levar a festa até ao céus, levando até a música até aos limites e controlando os vossos corpos com a sua dança frenética e contagiante.

Sim caros amigos, o TECHNOVIKING salvou me a vida numa festa, e o mais certo é ele fazer o mesmo por vocês um dia destes, numa festa algures, por isso preparem-se para ele, mais cedo ou mais tarde, transformar a vossa vida para sempre. Rendam-se ao seu poder.

...ALL HAIL TECHNOVIKING!!!!

Obrigado, Cogumelo Vermelho =)

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Em resposta: o caso português... Ignorantismo Liberal.



Sim, os Estados Unidos da América constituem a nação da mistura das nações (melting pot), a nação sem história, a nação sem identidade, a nação do capitalismo e da futilidade que arrasta a ignorância...

Mas Portugal... Portugal, um país, uma nação, um território, um Estado, um povo cheio de História e grandes figuras da História Mundial... um país de grandes e velhos costumes, de iniciativas, de protagonismo histórico na inovação.


Sem me alongar mais, todos sabemos ou pensamos saber, de uma maneira ou de outra, como é que esta situação se tornou possível. Mas não deixa de ser muito, mas mesmo muito triste.

AMERICA - FUK YA!!!

Caros amigos, depois de receber este vídeo por e-mail tive a urgente necessidade de partilhar este belo momento de sabedoria milenar convosco.
É de reparar o elevado nível de dificuldade das perguntas e a elevada facilidade com que os elementos entrevistados respondem acertadamente a estas questões, sem quaisquer duvidas relativamente á veracidade das barbaridas que insistem em rastejar daquelas entranhas para fora, revelando-nos toda uma cultura em decadência, que orgulhosamente insiste em sobrevalorizar-se a todas as outras culturas que co-existem com a americana, que por contradição deve ser a mais recente cultura do planeta, para um pais que tem uma História com pouco mais de 200 anos.
Verdade é que se andássemos pelas ruas do nosso Portugal, provavelmente, também assitiriamos a algo semelhante. Contudo, acho que não se revelaria tão grave, nem a percentagem de ignorância se revelaria tão elevada, apesar de desconhecer a natureza da gravação e edição deste vídeo. No entanto, é significativo o número de exemplos como este que nos revelam a natureza desinteressado dos americanos pela realidade que se vai desenrolando pelo restante globo.
Isto sim é triste, mas num povo sem qualquer herança cultural não se pode esperar muito mais.
Apenas espero que se riam um pouco e se sentirem um pouco mais orgulhosos de vocês mesmos, por serem indivíduos possuidores de uma cultura geral, no mínimo, razoável, e de persistirem incessantemente na busca de mais conhecimento, para se tornarem indivíduos mais sábios, cultos e interessantes.

Obrigado, Cogumelo Vermelho =)


Ai que susto...

Alguma vez se assutaram ao ponto de fazer figurinhas tristes em frente a toda a gente????
Se sim, espero que não a este ponto =)
Este senhor é membro da PETA, uma associação a favor dos direitos dos animais, e aproveitando-se de ele ser bastante "sensivel" no que toca a esse assunto, pois vê-se que leva essa sensibilidade até aos extremos, coitadinho, os produtores deste programa souberam explorar este ponto fraco do individuo para lhe pregar um cagaço valente.Fenomenal, a situação e a reacção do senhor(ita), foi o assunto, o local e a pessoa indicada para fazer este tipo de brincadeira, acho que não podia ter sido melhor.
Chorei a rir, apreciem,
Obrigado, Cogumelo Vermelho =)
PS: se se quiserem rir mais um pouco procurem videos de Scare Tactics!

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Kalinka Porradovska - ritual de iniciação

Rituais esquisitos estes, os dos países de leste...



«Vai Andrey, dá-lhe!! Desanca na velha! Chuta o fininho! É assim mesmo!! Vais ser um excelente padrinho!»

Fico encantado com estes casamentos tão típicos dos países de leste, sejam eles quais forem... As pessoas vão à cerimónia, tiram as fotos, e depois nem se sentam à mesa... a casinha dos aperitivos começa a distribuir álcool e depois vão todos dançar! É fantástico! É que nem existem salões, os convidados e os noivos são levados - de camioneta evitando acidentes - para um espaço cimentado onde se divertem à grande! E os câmaras e fotógrafos a filmarem em grande plano...

Assim é que se vê quem dá a melhor prenda!! E não há discriminação: vai gordo, magro, mulher, velhos, tudo!! É fantástico... E as crianças em vez de se entreterem com o palhaço como acontece aqui em Portugal, têm oportunidade de vivenciar de perto este ritual tão harmonioso entre familiares e amigos!!

Trata-se de um momento em que o Homem tem oportunidade de se sentir mais selvagem, de se libertar, no fundo, de se divertir desancando nos amigos, familiares, amigos dos familiares e familiares dos amigos, ou amigos dos amigos e familiares dos familiares... Bem, de uma maneira ou de outra, é sempre à batatada até chegar o INEM.

Confesso que o meu favorito é o Fininho da Calça-Rota! Está em todas!! Aposto que é o primo ressabiado da noiva! Veloz como o vento, chuta com os dois pés!

Os melhores fatos, as melhores gravatas, os melhores coices.

Linda comunhão de religiões...




Ora esta!

Que lindo vídeo... chega a comover... a ignorância, palermice e cegueira dos que são enganados e gostam.

Pronto, chamemos-lhe Fé. Temos presentes neste vídeo duas religiões que comungam da mesma falta de vergonha...

Por um lado, temos aqueles que cuja ignorância é tanta que têm o descaramento de pensar que a redenção dos seus pecados passa pela entrega de todos os seus rendimentos que, por sua vez, lhes podem proporcionar uma vida no mínimo digna; por outro lado, temos um charlatão que tem fé no dinheiro e somente no dinheiro, e que ainda mostra ao mundo o quanto se aproveita da ignorância de muitos sem qualquer sinal de vergonha.

Este fenómeno, que é muito triste, infelizmente dá-se com maior frequência em países em vias de desenvolvimento ou graves problemas culturais, como neste caso é o Brasil. Qualquer governo que fosse minimamente digno e inteligente, procuraria acabar com este tipo de fenómenos que só transmitem a ideia da ignorância e profunda limitação de um povo.

Sempre adorei ver estes vídeos e observar com atenção todos os pormenores - as expressões, os rituais, a alegria e felicidade, o discurso, o esquema - que é para ter sempre este circo na minha cabeça como mau exemplo.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

“AMO-TE princesa!, AMO-TE…”


Venho pedir-vos desculpa por uma certa ausência, mas todos conhecem o motivo.. aliás, é desse motivo que quero aqui falar-vos.. quero contar-vos um pouco do que foi a minha vida nos últimos dez anos e da relação que se pode estabelecer com um animal..

De facto a Jenny é para mim o mais especial de todos os animais, a quem dediquei todo o meu amor, o meu carinho, por quem fiz tudo até ao final.. Tudo isto é muito recente e ainda é com lágrimas que a recordo, mas foi de alegria que ela me encheu todos os dias.. Passei com ela os anos mais importantes da minha vida, cresci com ela e, na verdade, tão pouco me lembro de momentos dos quais ela não tenha feito parte. Com ela aprendi a amar coisas tão pequenas como o simples bater do coração, o lavar dos olhos, o pedir das festas.. Aprendi como trocar carinhos e lambidelas pode ser das coisas mais graceosas com que a vida nos pode contemplar.. Recordo cada acordar com uma troca de mimos antes do tão doloroso levantar, recordo os momentos que a via dormir sem que ela percebesse como a protegia, recordo o ladrar dela perante cada chegada e o rabo a abanar de felicidade perante a “bolinha” ou o “patinho”.. E tantas outras coisas que ficaria horas a descrever..

Somos tão mais complexos que eles.. um dia li algures qualquer coisa como “um cão nunca esquecerá a migalha que lhe deste mesmo que a seguir lhe atires cem pedras”.. É a capacidade que eles têm de amar tão mais profundamente do que nós, é a incapacidade de trair ou abandonar o seu dono o que mais me fascina nestes seres tão especiais.. É por tudo isto que, e apesar da tristeza, da saudade e do vazio que hoje sinto por a ter perdido, que não me arrependo nem um bocadinho de a ter amado tanto.. Foi aliás a última palavra que lhe disse infinitamente antes de a ver partir “AMO-TE princesa!, AMO-TE…”.

Desculpem, é mais um desabafo, mas também é um apelo à irracionalidade humana.. Às vezes devíamos ser menos racionais..


“Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida.” (Anatole France)

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Gollum em Portugal e no Motivo!

Cogumelo Vermelho foi visto em Afife (Viana do Castelo) com.... Mário Soares??! Não, pois... Era Gollum!! Sim, depois de Dalai Lama, a personagem do Senhor dos Anéis esteve em Portugal e tem agenda marcada para os próximos 127 anos!

Depois de ter passado pelas Terras Negras da Venezuela, Gollum esteve em visita oficial no nosso país. Não tendo sido oficialmente recebido pelo governo autonomo de Lisboa, o nosso caro Cogumelo Vermelho (graças às suas ligações à Terra Média), recebeu a personagem e assim fez-se representar o Motivo!

Apesar de toda a sua humildade, Gollum fez ainda algumas exigências para que se pudesse dar a entrevista de acordo com os seus hábitos. O nosso querido Cogumelo Vermelho viu-se obrigado a vestir uma tanga e suportar o intenso fedor a peixe podre que Gollum emanava enquanto se saciava junto a um pequeno riacho.

Após muito conversarem sobre manicure e pedicure, Gollum falou um pouco de si e daquilo que deseja para toda a gente que visita... Muita carne de vaca para que haja sempre peixinho para ele, e, se virem um anel poderoso e brilhante por aí já sabem, é dele.
Ah, e ainda falou de questões menos importantes como por exemplo da sua ligação ao Reino de Deus, da cena da Paz, África e assim...
Pôde ainda falar um pouco sobre a sua terra natal e o porquê de nunca mais lá ter voltado após se ter chateado com Bilbo Baggins, afinal de contas este tirou-lhe o anel ao fim de 500 anos de posse - é sempre chato sair da cadeira quando se está tão bem no poleiro. Afinal o Jardim não é o único...

Enfim, o fotógrafo do Motivo conseguiu ainda uma foto do acontecimento e talvez um dia a entrevista seja publicada na totalidade!

domingo, 7 de outubro de 2007

Nostalgia: Belos tempos de criança... e muito diferentes.





Venho partilhar estas duas magnificas compilações com todos os que consultam este blogue...

A primeira consiste em um apanhado de genéricos de desenhos animados dos anos 80 e o segundo dos anos 90...


Estes vídeos sugerem emoções muito fortes, trazendo velhas recordações dos tempos de criança em que parávamos em frente ao televisor com as nossas mentes completamente mergulhadas em mundos de Fantasia...


Quando revejo estes desenhos ao fim de tantos anos, ainda consigo sentir o velho cheiro da minha meninice... e pensar que todos aqueles mundos afinal de contas podem existir. Quanto mais não seja, na minha memória, na minha mente, nas minha recordações, nos meus sentidos e emoções... no meu quartinho da inocência e sala da imaginação.


Sem mais me alongar, espero que se distraiam e abstraiam uns bons minutos...


Eis alguns que faltavam nas compilações e achei essenciais...











sábado, 6 de outubro de 2007

Miss Ka-rim-bu

Contratem esta mulher, por favor...


Com tanto lixo que vem viver para este país, o Estado podia muito bem aliciar funcionários hiper-especializados como esta menina japonesa. Já que dinheiro não há (ou se há, está todo escondido ou mal roubado), aliciem esta magnifica profissional com iscas de bacalhau, com francesinhas, com pasteis de Belém ou pão-de-ló de Ovar!

São 100 carimbos em menos de 20 segundos! Ora, se ela trabalhar 6 horas por dia, são 21,600 segundos! Ou seja, 108,000 carimbos ao dia!! Fantástico! Pode inclusive tirar 2 dias de folga por semana para levar umas injecções para os tendões!


A nossa função pública é tão má que dava jeito ter assim uma mente em cada repartição do Estado Português. Com uma especializada em cada tarefa, a burocracia e lentidão dos serviços portugueses passava à História em um mês!


Em Portugal querem pôr os funcionários a pensar de modo a TENTAREM saber fazer duas coisas e depois o resultado é mau... cansam-se... já para não dizer que encravam!


Pensem bem naquilo que se pode obter a partir de trabalhadores como estes... o dinheiro que se poupa, o tempo, o papel, electricidade, etc...


Esta menina ou funcionários como ela são a luz dos olhos do Taylorismo!!


(agradeço ao Cogumelo Vermelho o facto de me ter apresentado esta moça)

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Outras viagens


Motivado pelas viagens da menina Cat decidi partilhar uma das minhas viagens, em que também senti um maior contacto com a natureza.

Foi no verão deste ano que me encontrei com uns amigos da zona do Minho, e foi convidado por um deles a ir dar um passeio pelos montes de Afife, Viana do Castelo, visto que este se encontrava lá a trabalhar, também na area de Arqueologia, bendita ela que é uma boa profissão para se trabalhar no meio da natureza =).

Como essa é uma zona bem conhecida pelo meu amigo, ele decidiu a levar-me a dar uns mergulhos num riacho que havia encontrado no meio do monte, para refrescar um pouco aquele calor intenso. o local ainda preserva a sua beleza originar pois não tem acessos criados pelo homem, e de forma a o alcançarmos tivemos que andar pelo meio da vegetação um pouco densa e trilhos de javalis, mas apesar dos arranhões provocados pelos espinhos das giestas, ao chegar ao local é verificavel que tal proeza valeu bem a pena.

É um local fantastico onde a acção humana ainda não provocou alterações e que nos permite desfrutar de um bom momento relaxante, como foi o caso. Espero que gostem das fotos, tentei escolher as melhores, de forma a captarem a beleza do lugar.

Desta forma, tento reforçar o meu apelo ao Tin Man para ver se consegue criar uma galeria no blog para que possamos inserir as nossas fotos por categoria, de forma a se apresentarem acessiveis a todos.

Obrigado, Cogumelo Vermelho =)

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Viagens

Normalmente quando estou em viagem perco-me em pensamentos. Ver as paisagens efémeras fugirem faz-me sentir que haverá sempre algo novo à minha espera lá fora, assim eu esteja desperta para o mundo de sensações que me rodeia.
Naquele dia, porém, o cenário tocou-me de forma especial. Talvez pelo meu estado de espírito, talvez pela peculiar luz daquele momento, ou talvez mesmo por ambos e outros tantos motivos que entretanto foram esquecidos, aquela paisagem, já de há muito conhecida, inspirou-me, levando-me a embrenhar-me pelos tortuosos caminhos daqueles montes inóspitos, de ar profundo e solene.
Ali a vegetação era muito densa, com pinheiros típicos de terras mais húmidas e essa solidão natural confortava-me ...
Não estava um típico final de tarde de Verão – abafado, quente e sem sinal de nuvens capazes de perturbar essa aridez. Ao invés, o céu estava carregado de pesadas e negras nuvens, ameaçando chover, e sobre o vale pairava um denso nevoeiro que me levava a crer que tudo de misterioso ali poderia acontecer.
De repente, a realidade assumia contornos de fantasia e tudo parecia possível naquela terra que já não reconhecia como parte de Portugal, mas antes como uma fantasmagórica paisagem distante, berço de todos os mitos, mistérios e lendas ancestrais.
Sentia-se, então, o cheiro da terra sedenta de chuva, tão parca no Verão, e ouviam-se os ruídos dos animais que esperavam já a trovoada. Anunciado pelo ar pesado e quente, o primeiro clarão do relâmpago iluminou, com a sua luz cruel e fria, o céu raiado, quase de imediato seguido pelo ribombar do trovão, que ecoou com todo o seu ímpeto na vastidão do vale, levando os bichos a recolherem à segurança das suas tocas.
Apesar de ser território já pisado pelo Homem, ali ainda se sentia o genuíno pulsar da natureza e, mesmo querendo dominá-la, era ela que continuava a ditar o tempo e os seus afazeres.
Nesse momento, percebi o quanto me identificava com aquele lugar e imaginei-me numa sala com vista para os penhascos, num dia como aquele, chuvoso, sentindo o vento a fustigar as janelas como que querendo-me relembrar o seu poder. Não haveria nada melhor do que sentar-me à frente da lareira, ouvindo o crepitar da lenha, a observar a vista das janelas rasgadas para o imenso precipício.
Perdida em pensamentos, quase conseguia sentir o delicioso cheiro da terra molhada enquanto era transportada para os cenários dos meus livros ... para as florestas de fantasia onde ainda se escondem trasgos e medos que a civilização procura dissipar. Naquelas paragens o folclore continuava latente e era esse lado oculto que me fascinava e puxava, envolvendo-me nas suas brumas.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

O boi João Salgueiro...



Esta é a verdadeira prova de que o homem (sim, neste caso com minúscula) consegue ser mais selvagem do que o touro, animal selvagem por excelência quando não castrado (ou seja, quando não boi).

Se existe algo que faz algum sentido na tourada é o forcado, personagem tipicamente portuguesa. Esse enfrenta o touro (com ou sem cornos cerrados) cara a cara, e depois tenta travar a sua investida. Agora o toureiro...

...esse é um autentico palhaço, dentro e fora da arena, que humilha o animal que é irracional e se deixa ferir até à morte, pelas mãos de um ser sem dó nem piedade, sem coração ou qualquer sentido de evolução da relação entre o humano e os outros animais. Já para não falar do envolvimento do cavalo que muitas vezes sai ferido e faz os espectáculos com grande sacrifício e tensão... e não tem culpa nenhuma o pobre animal.

O próprio João Salgueiro que fez o verdadeiro papel de touro castrado, ou seja, de boi, esteve muito bem na justificação do seu acto heróico - quando finalmente ganhou alguma coragem e se fez um homem, se bem que muito pequeno e por apenas alguns segundos, perdeu a derradeira batalha e foi humilhado em plena arena... Saiu-se mal! Coitado.

É sinónimo de inteligência acabar com uma tradição, principalmente quando se trata de uma tourada, um espectáculo deprimente que serve os frustrados e aqueles a quem já não chega bater na mulher em casa.

Abomino a tourada e sinto um gozo perverso com todos os acidentes de que tomo conhecimento. As consequências deviam ser sempre as piores.

Termino com uma frase muito e bem promovida pela nossa querida Mary:

"A grandeza de uma nação e o seu progresso moral pode-se julgar de acordo com a maneira com que esta trata os seus animais." M. Ghandi